17/06/17

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto Fidelidade 11 vs Riba D'Ave 4 - FC Porto Fidelidade venceu o Riba D´Ave e é o novo campeão nacional de hóquei em patins.



«SPRINT FINAL PARA O TÍTULO

FC Porto Fidelidade venceu o Riba D´Ave e é o novo campeão nacional de hóquei em patins.

O FC Porto Fidelidade conquistou na tarde deste domingo o 22.º título de campeão nacional de hóquei em patins. Na derradeira jornada do campeonato, os Dragões ultrapassaram o Benfica na classificação após ambas as formações terem partido com 65 pontos para os jogos de todas as decisões. Com desvantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate), os azuis e brancos eram obrigados a fazer melhor do que os encarnados no pavilhão do Sporting e conseguiram-no: na 26.ª jornada venceram o Riba D´Ave por 11-4 e beneficiaram do empate no dérbi lisboeta (5-5).

O jogo decidia um dos campeonatos mais nivelados dos últimos anos e talvez por isso o FC Porto, tido como claramente favorito frente ao Riba D´Ave, tenha acusado alguma ansiedade nos momentos iniciais da partida. Na procura por chegar rápido ao golo (tantas vezes fatal) os Dragões iam acumulando alguns erros de finalização pouco habituais, o que permitiu à equipa forasteira permanecer viva no jogo. E a verdade é que aproveitou da melhor forma essa fase inicial da partida, materializando praticamente a primeira oportunidade de golo. O jogador/treinador Hugo Azevedo inaugurou o marcador do Dragão Caixa.

Curiosamente o golo pareceu ter feito bem ao FC Porto. A equipa reorganizou-se e a partir de então começou um novo jogo. Com os nervos de lado, manteve-se o domínio, mas apareceram os golos que teimavam em não aparecer. Segundos depois de desperdiçar um livre direto, Hélder Nunes, deixou de lado o jeito e usou a força para mostrar o caminho para o título, que Rafa voltou a descobrir dois minutos depois. O intervalo chegou com uma vantagem de 3-1.

Dez minutos do segundo tempo foi o que os Dragões precisaram para resolver praticamente a partida: Hélder Nunes e Gonçalo Alves, por duas vezes, alargaram a vantagem, primeiro para quatro golos (6-2), que depois aumentou para para seis (8-2), numa altura em que a cabeça ia já pensando no que se poderia passar no pavilhão dos rivais.

A ténue reação do Riba D´Ave (8-4) não assustou os portistas, que num último folego conseguiram mais três golos, para fixarem o resultado final em 11-4. O FC Porto tinha cumprida a sua missão, mas havia ainda um minuto para se jogar em Alverca.

Um minuto de sofrimento e tensão máxima, numa comunhão entre adeptos, jogadores e equipa técnica, que terminou com uma explosão de alegria. Foi a alegria dos festejos do 22.º título da I Divisão para o FC Porto, que esta época ainda pode voltar a festejar: segue-se a final-four da Taça de Portugal, no dia 24 de junho, com uma meia-final que reserva o Benfica como adversário.​​

FICHA DE JOGO 

FC PORTO FIDELIDADE-RIBA D´AVE, 11-4
Campeonato Nacional, 26.ª jornada
17 de junho de 2017
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: José Pinto e Manuel Fernandes

FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau (g.r.), Hélder Nunes (cap.), Reinaldo Garcia, Gonçalo Alves e Rafa
Suplentes: Nélson Filipe (g.r.), Ton Baliu, Telmo Pinto, Vítor Hugo e Andres Zapata 
Treinador: Guillem Cabestany

RIBA D´Ave: João Ferreira (g.r.), Tiago Pimenta, Nuno Pereira, Bruno Pinto e João Gomes
Suplentes: João Costa (g.r.), Afonso Ferro (g.r.), Ricardo Lopes, Daniel Pinheiro, Raul Meca e Vítor Moreira
Treinador: Hugo Azevedo

Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Hugo Azevedo (7m), Hélder Nunes (8m, 22m, 33m, 49m), Rafa (10m), Gonçalo Alves (32m, 34m), Tiago Pimenta (33m), Reinaldo Garcia (39m), Vítor Hugo (42m, 48m), Ricardo Lopes (45m, 47m), Andrés Zapata (47m), 

Disciplina: cartão azul a Bruno Pinto (8m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/pages/hoquei-em-patins-fc-porto-riba-d%C2%B4ave-26jor-cn.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover