20/07/11

Política Educativa - Novo modelo de avaliação docente em Setembro!




«Professores: novo modelo de avaliação em Setembro

Afirmação foi feita pelo secretário-geral da FNE, João Dias da Silva



Um novo sistema de avaliação do desempenho dos professores entrará em vigor a partir de 1 de Setembro, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional da Educação após uma reunião com o ministro da Educação, escreve a Lusa. 

No final de uma reunião com o ministro Nuno Crato, que durou mais de duas horas, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, saiu visivelmente satisfeito, explicando: «É fundamental termos a consciência, que me parece óbvio das palavras do senhor ministro, que teremos a partir de 1 de Setembro um outro modelo de avaliação de desempenho e que este modelo burocrático que está a provocar forte intranquilidade nas escolas está em vias de extinção».

Segundo disse aos jornalistas no final da reunião, as duas horas do encontro foram ocupadas essencialmente com a apresentação, por parte dos dirigentes da FNE, das suas preocupações que resultaram de um trabalho feito antes das eleições, e já apresentado aos partidos políticos, que reflecte questões relacionadas com o ensino básico, secundário e superior, organização, docentes, assistentes técnicos, ensino do português no estrangeiro, entre outras.

Em relação ao tema quente para os sindicatos da educação, que é a avaliação de desempenho dos professores, João Dias da Silva sublinhou que o ministro mostrou disponibilidade para «apresentar muito rapidamente uma proposta» e para se «negociar para o próximo ano esta matéria e outras relacionadas com a organização do tempo de trabalho dos professores».

Segundo Dias da Silva, «o ministro disse que era precipitado dizer que garantia até ao final da próxima semana» uma proposta, mas adiantou que a apresentará em breve.

Ficou acordado entre a FNE e o ministro que já a partir de agosto e Setembro se possa fazer um calendário de uma hierarquia de matérias que vai ser estabelecida pelas duas partes.

«O que me parece importante é a disponibilidade para um vasto trabalho conjunto sobre todas as matérias, que todas estão em aberto, relativamente ao funcionamento do sistema educativo», disse aos jornalistas.

Outro assunto que foi abordado na reunião e a FNE pretende que seja calendarizado para discussões com o Ministério da Educação é a questão dos concursos de 2012.

A proposta do ministro de alargar os tempos lectivos das disciplinas de português e de matemática recebeu da FNE uma resposta positiva, - «nós pensamos que é uma medida equilibrada no contexto em que estamos», disse Dias da Silva. No entanto, o dirigente sindical afirma que o desejável «era fazer-se uma revisão curricular noutro contexto».

O plano de encerramento de escolas foi também tema de conversa na reunião, tendo havido consenso em que «só pode haver encerramento de escolas, ou fusões de agrupamentos, quando há condições criadas para que se passe para uma situação melhor». 

Outra condição essencial para que esta reforma se faça, disse Dias da Silva, é que seja feita «garantindo que há participação das comunidades».

Sobre estas duas condições «houve convergência», afirmou o secretário-geral da FNE. A próxima reunião entre Nuno Crato e a FNE será agendada no final da próxima semana, ou na seguinte.» in http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fne-professores-educacao-avaliacao-nuno-crato-tvi24/1267618-4071.html

------------------------------------------------------------------------------
O fim desta palhaçada só em Setembro, que tristeza... era já, ponto! O mal que o Modelo da ADD da Sinistra Rodriguez e do Sócrates, causou danos indeléveis à escola portuguesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover