08/07/11

Amarante - Centro Cultural homenageou a sua fundadora, Dona Maria Amélia Laranjeira!



«CENTRO CULTURAL DE AMARANTE HOMENAGEOU A SUA FUNDADORA MARIA AMÉLIA LARANJEIRA.


António Laranjeira, director do CCA e Armindo Abreu, presidente da edilidade amarantina descerraram uma placa alusiva à memória da mentora do referido projecto cultural.

A cerimónia principal decorreu no auditório, só para convidados, desde entidades oficiais, família, amigos e elementos do extinto Rancho do Centro Cultural de Amarante. O primeiro a usar da palavra foi Armindo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Amarante, seguido de Maria Júlia Miranda de Sousa, irmã de Amélia Laranjeira que aproveitou para relembrar velhos tempos. Maria Salomé, falou na qualidade de amiga, salientando as virtudes de Amélia Laranjeira durante a sua vida.
Por fim, António Laranjeira, responsável pelo CCA e filho da homenageada, num discurso muito emotivo, agradeceu a presença de todos e enalteceu os méritos da sua mãe na obra que legou.
Um pequeno filme sobre Amélia laranjeira despertou o interesse dos presentes que, ainda,  ficaram deliciados com momentos artísticos protagonizados por alunos do Centro Cultural de Amarante. Actuações musicais a solo de piano e clarinete, para além do ensamble de violinos foram atracções da tarde. O momento de dança finalizou com chave de ouro a festa/homenagem a Maria Amélia Laranjeira, a fundadora do Centro Cultural de Amarante.
No final os convidados foram brindados com um Porto de Honra que serviu de excelente convívio entre todos.
Data:04-07-2011
Autor:Texto: Delfim Carvalho // Fotos: José Carvalho» in 
http://www.amarantejornal.com/noticias_dtlhs.php?Id=1816
---------------------------------------------------------------------------------------------
Neste dia em que é Feriado em Amarante, comemorativo da sua elevação a cidade, vou relembrar aqui esta Senhora que conheci em pequeno e de quem gostava muito.

Percorri as ruas de Amarante, em conjunto com a minha Mãe (outra Amélia) e a Dona Maria Amélia Laranjeira, na recolha de trajes e de informações para a Fundação do Rancho Folclórico de Amarante, entretanto extinto, e que penso estarem as condições criadas para o seu renascimento. 

Lembro-me também da sua luta na tentativa de divulgação da entretanto criada CAP (Confederação Agrícola Portuguesa), alertando os lavradores e proprietários para as novas oportunidades e desafios que iriam surgir, através da evolução agrícola que estava para vir com a adesão à Comunidade Europeia!

Era uma entusiasta Social Democrata e da Figura de Sá Carneiro, tendo eu o privilégio de ouvir a sua argumentação política, social e cultural de duas Amélia's maravilhosas... num tempo em que estas conversas eram mais, no masculino.

Eu e a Minha Mãe, jamais esqueceremos a Dona Maria Amélia Laranjeira, uma Senhora muito distinta e muito lutadora por e para Amarante,semore; bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover