05/02/12

Música Portuguesa - Joana Amendoeira, uma Voz Nobre e Jovem do Fado contemporâneo!



Joana Amendoeira - "Fado Rosa Maria"

Joana Amendoeira - "Todas as horas são breves" - (2010)
Joana Amendoeira - "Amor Mais Perfeito" - (Orquestra do Algarve - Portimão)

Joana Amendoeira - "O pão das palavras"
Joana Amendoeira - "Gaivota"

«Joana Amendoeira
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Joana Amendoeira (Santarém, 30 de Setembro de 1982) é uma fadista portuguesa


Índice [esconder]


1 Percurso
2 Discografia
3 Referências
4 Ligações externas


[editar]Percurso


Joana Amendoeira aparece em público, com destaque, em 1994, participando na Grande Noite do Fado de Lisboa.


Um ano depois, em 1995, participou na Grande Noite do Fado, no Porto, ganhando o primeiro prémio de interpretação feminina em juvenis.[1] Porém, a atenção do público chega anos mais tarde. Em 2004 recebe o Prémio Revelação 2004 da Casa da Imprensa.


Em 1998 desloca-se pela primeira vez ao estrangeiro, onde actua no âmbito do evento "Dias de Portugal", organizado pelo ICEP na cidade de Budapeste (Hungria). Ainda no mesmo ano, grava o seu primeiro álbum, intitulado "Olhos Garotos", o que a torna uma das mais jovens intérpretes de fado com discos gravados.


Em 2000 edita o segundo álbum, "Aquela Rua", que recebe as melhores referências da crítica especializada. Inicia uma colaboração regular com o "Clube de Fado", uma das mais prestigiadas casas de Fado de Lisboa, onde faz parte do elenco.
Participa no disco de homenagem a Moniz Pereira (Universal) e na banda sonora da série televisiva “Jóia de África”.
Em 2003, lança o seu terceiro álbum, “Joana Amendoeira”. A tournée deste álbum leva-a a vários países como a Holanda, Espanha, França, Áustria. Ainda no ano de 2003, participa no Disco de Homenagem a Carlos do Carmo, “O Novo Homem na Cidade”.


Recebe o Prémio Revelação 2004 da Casa da Imprensa. Lança o álbum “Ao vivo em Lisboa” em Julho 2005. O disco foi gravado no Teatro Municipal São Luiz, em Novembro de 2004.
"À Flor da Pele" marcou uma nova fase da artista, assinando com a Editora HM Música, a empresa que gere a sua carreira desde 2003. Dirigido musicalmente por Custódio Castelo e gravado nos estúdios “Pé-de-vento” por Fernando Nunes.


Seguiram-se as tournées pela Europa, do Concertgebouw em Amesterdão à Royal Opera House em Londres; do Teatrum Millenaris Park em Budapeste ao Papp László Sportárena, como convidada no Concerto de Comemoração dos 40 anos de carreira do cantor húngaro Zorán; do regresso a Londres para actuar no Queen Elisabeth Hall.


Na Arena de Portimão, no mês de Novembro de 2007, Joana Amendoeira, Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de fado), Paulo Paz (contrabaixo) e Filipe Raposo (acordeão) encontraram-se numa reflexão em redor do repertório da fadista para uma actuação com a Orquestra do Algarve. O resultado foi um dos espectáculos mais emblemáticos da história da sua vida. Surgiu a ideia de criar um ensemble para se juntar à voz de Joana Amendoeira e ao seu quarteto, formando assim um espectáculo com arranjos de João Godinho, que viria a estrear na Praça de Armas do Castelo de São Jorge, em Lisboa, no âmbito da Festa do Fado, em Junho de 2008.


Deste espectáculo surgiu o sexto disco da fadista “Joana Amendoeira & Mar Ensemble”, desta vez gravado e filmado para se tornar num disco ao vivo com oferta de DVD.


O "Mar Ensemble", criado especificamente para este espectáculo, com a direcção de Paulo Moreira (violoncelo), contou com a presença de António Barbosa (primeiro violino), Paula Pestana (segundo violino), Ricardo Mateus (viola d’arco), Maria Rosa (flauta), Rui Travasso (clarinete), Carlos Alberto (trompete) e João Carlos (trompa). Filipe Raposo, um dos mais conceituados músicos da actualidade, juntou o seu acordeão ao trio de fado que desde sempre tem vindo a acompanhar a fadista pelos quatro cantos do mundo.


Em 2008, grava o seu novo disco “Joana Amendoeira & Mar Ensemble” (em formato CD/DVD) ao vivo na 5ª edição da Festa do Fado na Praça de Armas do Castelo de São Jorge, realizada no dia 21 de Junho. Em Março de 2009, a Fundação Amália Rodrigues atribuir ao álbum o prémio de “Melhor Disco de Fado de 2008”.


Após o lançamento do disco, seguiram-se os concertos em salas prestigiadas do circuito da world music: Bélgica, Egipto, Estónia, França, Grécia, Holanda, Itália, Lituânia e Índia.
Já está marcado para 7 de ABRIL 2010 no grande auditório do centro cultural de Belém o concerto de lançamento do seu novo álbum de estúdio.


[editar]Discografia


Olhos Garotos - 1998
Aquela Rua - 2000
Joana Amendoeira - 2003
Joana Amendoeira ao Vivo em Lisboa - 2005
À Flor da Pele - 2007
Joana Amendoeira & Mar Ensemble - 2008
Sétimo Fado - 2010


Referências


↑ Artigo de 2001 in Página do Sindicato dos Jornalistas [1] Acesso 26 de Maio 2009
[editar]Ligações externas


Nosso Fado | Management,Booking & Records- info@nossofado.com
Página oficial
Blogue
Joana Amendoeira no Myspace (no MySpace)» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_Amendoeira

"Amor Mais Perfeito 
Joana Amendoeira


Amor que invento
À esquina do meu tempo
Desassossego na alma feito voz
Amor instante
Que abraça este momento
Pássaro aflito
Voando em céu veloz
Com asas d'infinito
Muito pr'além de nós
Amor nascente
Pedaço de ternura
Meu rio d'água pura
Correndo até à foz
Amor desperto
Da noite à madrugada
Beijo de fogo nas rosas do meu peito
Amor tão perto
É já essa alvorada
E um rouxinol, amor
Num canto contrafeito
Nos anuncia o Sol
Que espreita o nosso leito
Que a luz do Sol, amor,
Acenda num sorriso
Manhãs de paraíso
Meu amor mais perfeito"

http://www.vagalume.com.br/joana-amendoeira/amor-mais-perfeito.html#ixzz1m0pi2H8J


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover