02/02/12

Meteorologia - A falta de chuva está a prejudicar os pastos e algumas das colheitas de cereal e forragens que vão alimentar os animais no próximo ano!

Pastores do nordeste transmontano queixam-se da falta de chuva e temem fraca produção de leite e carne


«Pastores andam com o "credo na boca"


A falta de chuva está a prejudicar os pastos e algumas das colheitas de cereal e forragens que vão alimentar os animais no próximo ano. “A situação pode mesmo tornar-se insuportável", assegura Madalena Lopes, uma pastora de Vimioso.


Um pouco por toda a região nordestina é possível verificar nesta altura do ano que há zonas secas, onde as áreas de pastagem para o gado estão "rapadas" e as culturas apresentam um desenvolvimento "anormal" devido à falta de água nos solos.


"A situação começa a ser preocupante se não chover nos próximos tempos. A situação pode mesmo tornar-se insuportável", disse à agência Lusa Madalena Lopes, uma pastora de Vimioso, proprietária da 170 cabeças de gado ovino.


Outras das preocupações manifestadas pelos produtores de gado prendesse com o facto de os stocks de alimentos estarem a baixar e os pastores terem de recorrer ao mercado para comprar palha e outros composto alimentares, como é caso das rações para o gado.


"Já vivemos uma situação económica complicada, e se tivermos de comprar alimentos para os animais, poderá ser o fim de muitas explorações. O preço da carne e do leite não é pago aos produtores pelo justo valor o que pode ditar a falência de algumas explorações", acrescentou a proprietária.


Por outro lado, os responsáveis pela Associação de Criadores Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa (ACRCGM), consideram que as reservas de águas e alimentos estão demasiado baixas para esta altura do ano.


"No terreno estão as culturas de outono/inverno, as quais precisam de água para se desenvolverem, caso isso não aconteça, quando se chegar ao tempo das colheitas a produção vai ser muito baixa", alertou a técnica da ACRCGM, Pamela Raposo.


Apesar de os palheiros e os estábulos estarem com as suas reservas de alimentos a meio, a situação que daqui para a frente, pode ser preocupante caso não se verifique a queda de chuva.


Outras das preocupações apresentadas, prende-se com o baixo caudal de ribeiros, riachos e os fracos níveis do lençóis freáticos, o que na opinião dos homens da terra deixa antever "um ano seco".


"Senão chover nos próximos tempos a situação vai tornar-se bastante preocupante", rematou a técnica.


O sistema de exploração na região nordestina caracteriza-se pelo pastoreio extensivo e pouco estabulado. Qquem está preparado para fazer frente a um período seca "poderá aguentar-se". Porém, se não chover haverá "preocupações" acrescidas para os produtores.


"Quem vive do dia a dia do pastoreio, começa a apresentar alguns sinais de alguma fraqueza, devido à falta de alimento para os seus animais", acrescentou Pamela Raposo.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/pastores-andam-com-o-credo-na-bo_2427.html


(Trás os Montes e Alto Douro, falta de chuva vai-se fazer sentir no Verão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover