06/02/12

Inglaterra - O jubileu de diamante do reinado de Isabel II festeja-se na Primavera, mas é hoje que a Rainha cumpre 60 longos anos no trono; foi no dia 6 de Fevereiro, há precisamente 60 anos, que Isabel II ascendeu ao trono deixado vago pela morte do seu pai, Jorge VI!




«Isabel II - Uma mulher, 60 anos de trono, 16 países, muitas festas


O jubileu de diamante do reinado de Isabel II festeja-se na Primavera, mas é hoje que a Rainha cumpre 60 longos anos no trono. Foi no dia 6 de Fevereiro, há precisamente 60 anos, que Isabel II ascendeu ao trono deixado vago pela morte do seu pai, Jorge VI.


Isabel soube que o pai tinha morrido e que era rainha no Quénia, onde se ecnontrava em visita oficial. Curiosamente, o primeiro país a fazer a aclamação oficial de sucessão nem foi o Reino Unido, mas sim o Canadá, realçando o peculiar facto de Isabel II ser rainha, simultaneamente, de vários países diferentes - 16, neste momento.


Em todos estes estados, desde o Canadá à Austrália, passando pela Jamaica e os Barbados, estão-se a preparar eventos para assinalar a data, embora os festejos estejam pensados para o fim da Primavera, altura em que, tradicionalmente, se festeja o aniversário oficial da rainha (que não coincide com seu aniversário real) e em que Isabel II foi coroada.


O programa mais exaustivo está pensado para o Reino Unido, onde será decretado um feriado para Terça-feira, 5 de Junho, que se cola com um feriado já determinado para o dia 4, o que resultará num fim-de-semana de quatro dias para a maioria da população.


Além de festas de rua, que serão organizadas pelos súbditos mais leais de Isabel II, haverá ainda muitos outros eventos, como um concerto e um passeio de barcos no Tamisa, onde se espera a presença de mais de mil embarcações. Serão ainda plantadas árvores em homenagem aos 60 anos da ascensão da Rainha ao trono.


Este evento marcará o início de um Verão particularmente agitado em Londres, que recebe este ano os jogos olímpicos.


Festa por todo o mundo


Em Portugal as embaixadas dos países que têm Isabel II como monarca não estão a preparar qualquer evento em particular, embora fonte da embaixada britânica garanta que o Jubileu não será esquecido na comemoração do aniversário da rainha. É também expectável que a comunidade britânica residente em Portugal organize alguns eventos.


O Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia são os outros reinos onde os festejos serão mais marcados. Além de medalhas, selos e moedas comemorativas, prevê-se ainda a realização de festas organizadas tanto por entidades oficiais como por grupos de cidadãos.


Embora nestes países a existência da monarquia seja tema constante de debate, a verdade é que a instituição continua a merecer o apoio da maioria das populações e, mais que a própria monarquia, Isabel II é vista com bons olhos pelos seus anos de dedicação e serviço apartidário.


Mas os reinos mais pequenos não serão esquecidos. Uma vez que a rainha não pode visitar todos, os outros membros da Família Real estão a desdobrar-se para ir ao maior número de locais possível. Assim, os recém-casados príncipes William e Kate irão às Ilhas Salomão e a Tuvalu, na Oceânia; o príncipe Harry vai ao Belize, à Jamaica e às Bahamas e os príncipes Edward e Sophie vão a outros países das caraíbas.


À espreita do recorde


Com sessenta anos sob o trono, Isabel II fica a menos de quatro anos de bater o recorde da rainha Vitória, que reinou durante 63 anos e sete meses. Mesmo assim, enquanto for vivo o rei da Tailândia, Isabel II não terá o recorde de monarca reinante, uma vez que Bhumibol tem uma vantagem de quase seis anos sobre a sua congénere inglesa sendo, ainda, um ano mais novo que ela.


Por mais que os seus súbditos continuem a desejar-lhe longa vida, Isabel II teria de viver até aos 105 anos, sem abdicar, para ultrapassar os 82 anos que reinou Sobhuza II, que governou a Suazilândia durante pouco menos de 83 anos.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=49480


(Lisboa recebe Isabel II, Rainha de Inglaterra - 1957)

(Rainha Elizabeth II completa 85 anos)

(The Coronation of Queen Elizabeth II 1953 and The Children's)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover