04/02/12

Desporto Judo - Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato!

O ouro de Telma Monteiro em nove segundos


«O ouro de Telma Monteiro em nove segundos


Nove segundos bastaram para Telma Monteiro conseguir a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, em -57 kg, ao vencer por ippon a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato.


O combate estava no seu início e, no primeiro ataque realizado pela portuguesa, Telma Monteiro deixou Sato pregada com as “costas no tatami” do Pavilhão Paris-Bercy, tendo a judoca japonesa ficado surpreendida e a portuguesa iniciado de imediato os festejos, de braços no ar.


Foi grande a festa da judoca do Benfica, que, apesar das muitas medalhas em várias competições, nunca alcançara o lugar mais alto do pódio naquele que é um dos torneios mais prestigiados do circuito mundial de judo.


Telma Monteiro já subira três vezes ao pódio de Paris, com dois terceiros lugares (2008 e 2011) e um segundo (2007, ainda nos -52 kg), além de um quinto (2009), mas desta vez obteve o melhor resultado de sempre.


Frente a Sato, Telma Monteiro acabou de certa forma por repetir o que tinha feito em janeiro no Masters de Almaty, mas então ao derrotar a campeã mundial nas meias-finais, para depois perder com outra japonesa, a líder mundial Kaori Matsumoto.


Matsumoto foi, aliás, a grande ausente da categoria na competição, deixando caminho aberto para as suas seguidoras: Sato (segunda do Mundo) e Telma (terceira do Mundo e segunda no apuramento olímpico).


Em Paris, Telma teve um trajeto imaculado até ao final, ao vencer os três primeiros combates por ippon (pontuação máxima), com a espanhola Isabel Fernandez, a mongol Battugs Tumer-Od e a francesa Sarah Loko.


Na meia-final, a judoca do Benfica teve que levar o combate frente à norte-americana Marti Malloy até final dos cinco minutos, onde chegou à vitória com um yuko, confirmando o seu favoritismo.


As outras portuguesas em ação nos tatamis do Pavilhão Paris-Bercy estiveram aquém dos resultados da campeoníssima Telma Monteiro, com Leandra Freitas e Ana Hormigo, ambas nos -48 kg, e Joana Ramos, nos -57 kg, a perderem ao segundo combate.


Leandra Freitas começou por vencer a francesa Maryne Lebo (por yuko) e depois foi derrotada pela italiana Valentina Moscatt (waza-ari), enquanto Ana Hormigo começou igualmente por bater uma judoca da casa, Scarlett Gabrielle (ippon), e saiu de prova frente à brasileira Sarah Menezes (yuko).


A competição de Paris acabou por não trazer dividendos para a qualificação olímpica de Ana Hormigo, a melhor portuguesa nos Jogos de Pequim2008, ao cair frente à terceira do “ranking” e segunda na qualificação para Londres2012.


A derrota de Hormigo, que se encontra a três lugares do apuramento, aconteceu frente a uma das melhores judocas na categoria de -48 kg, com Menezes a chegar à final e a perder com a japonesa Tomoko Fukumi, segunda da hierarquia mundial.


Já Joana Ramos, nos -52 kg, ainda venceu a ucraniana Mariia Buiok (yuko), perdendo de seguida com a russa Natalia Kuziutina (waza-ari), uma judoca mais bem cotada que a portuguesa na corrida olímpica.


Joana Ramos está na zona de qualificação, ocupando o 10.º lugar em 14 vagas, enquanto Kuziutina é oitava. A judoca lusa deverá, no entanto, baixar uma posição, devido ao terceiro lugar da cubana Bermoy Acosta.


Em masculinos, os portugueses Gonçalo Mansinho (-60 kg), Andrei Veste (-66 kg) e Jorge Fernandes e Nuno Saraiva (-73 kg) não conseguiram ir além do primeiro combate que realizaram.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2012/02/04/o_ouro_de_telma_monteiro_em_nove.html


(Os nossos heróis: Telma Monteiro, judo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover