18/02/12

Cinema - «Rafa», de João Salaviza, ganhou hoje o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, na categoria de curtas-metragens, anunciou o júri do certame, hoje à noite, na capital alemã!




««Rafa», curta-metragem de João Salaviza, ganhou Urso de Ouro do Festival de Berlim!


«Rafa», de João Salaviza, ganhou hoje o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, na categoria de curtas-metragens, anunciou o júri do certame, hoje à noite, na capital alemã.


João Salaviza começou por dizer que estava «muito surpreendido e que teria preparado um discurso bonito se soubesse que ia ganhar». No seu agradecimento, perante 1600 espetadores, disse ainda que dedicaria o prémio ao governo português. «Mas só na condição de nos ajudarem nos próximos anos, porque não sabemos o que vai acontecer com o nosso cinema», sublinhou.


No improviso, João Salaviza destacou ainda o trabalho do protagonista do filme, Rodrigo Perdigão.


«Ele fez mais do que eu pelo filme», mas não pode estar presente em Berlim. A terminar, dedicou ainda o prémio à família.


«Amo-vos muito», disse o jovem cineasta português, que já tinha ganho a Palma de Ouro das curtas-metragens em Cannes, com «Arena», em 2009.


A curta-metragem de João Salaviza, um dos 27 trabalhos a concurso, é sobre um miúdo de 13 anos preocupado com a mãe, detida numa esquadra da polícia por conduzir sem carta.


A curta-metragem foi aplaudida na sua estreia mundial em Berlim, na quarta-feira passada.


O júri formado, pela atriz palestiniana Emily Jacir, pelo cineasta irlandês David Oreilly e pela atriz alemã Sandra Hueller, destacou a «impressionante representação» de Rodrigo Perdigão, «no papel de um jovem a caminho de se tornar adulto».


@Lusa


SAPO Cinema - 18-02-2012 18:30» in http://cinema.sapo.pt/magazine/premio/rafa-curta-metragem-de-joao-salaviza-ganhou-urso-de-ouro-do-festival-de-berlim


(Berlin Festival 2012: "RAFA" JOÃO SALAVIZA WINS GOLDEN BEAR (João Salaviza ganha o Urso de Ouro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover