08/02/12

Arte Rupestre - A datação de vestígios orgânicos encontrados próximo dos desenhos na rocha na gruta de Nerja, em Málaga, aponta para que tenham sido elaborados há mais de 42 mil anos, numa altura em eram os Neandertais quem habitava a Península Ibérica!


«Espanha: Pinturas rupestres que podem ser das mais antigas do mundo poderão ter sido elaboradas por Neandertais

A datação de vestígios orgânicos encontrados próximo dos desenhos na rocha na gruta de Nerja, em Málaga, aponta para que tenham sido elaborados há mais de 42 mil anos, numa altura em eram os Neandertais quem habitava a Península Ibérica.

Um dos exemplos de arte rupestres mais antigos do mundo pode estar localizado, segundo indicam análises recentes, em Espanha.

Em causa estão os desenhos feitos sobre rocha na Gruta de Nerja (Málaga), um conjunto de 6 gravuras representando focas, que podem entre 43,5 mil e 42,3 mil anos, a idade que foi atribuída a uns vestígios orgânicos encontrados a uma distância de 10 cm das imagens.

Se se confirmar a idade superior a 42 mil anos estas pinturas são das mais antigas do mundo, mas a sua relevância não se fica por aqui.

Com efeito, o que mais está empolgar os cientistas envolvidos no estudo destas imagens é que poderão ter sido elaboradas por Neandertais, algo inédito segundo o paleontólogo José luís Sanchidrián, que dirige o projeto de conservação da Gruta de Nerja e que afirma que sempre “se considerou que a arte é inerente a nós, aos H. sapiens”

Essa hipótese foi levantada porque há 42 mil anos eram os Neandertais quem habitava na Península Ibérica e parece ser corroborada pelas características dos desenhos “Os restos de carvão estão ao lado das focas, que não têm paralelo na arte do Paleolítico, e sabemos que os Neandertais comiam focas”, explica o mesmo investigador da Universidade de Córdoba.

Esta é uma hipótese a ser considerada pela equipa que investiga na gruta e que, se confirmada suscitaria novas questões relacionada com um potencial encontro entre Neandertais.

Uma outra hipótese postula que as pinturas são obra de H. sapiens, o que parece, segundo José Luís Sanchidrián, pouco provável porque nada indica que a nossa espécie tenha surgido na Península Ibérica vinda do Sul e não existem exemplos de pinturas com as mesmas características em África.

Para resolver a questão é necessário datar os pigmentos utilizados na elaboração das pinturas, o que não está previsto acontecer brevemente já que o projeto está suspenso por falta de fundos.

A Península Ibérica terá sido o último reduto dos Neandertais e há investigadores que a Gruta de Nerja, que terá sido usada como refúgio, poderá esconder a chave da sua desaparição.


(El arte rupestre en la Península Ibérica)
(Arte Pré-histórica)
(Arte Rupestre na Paraíba - TV Globo)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover