10/02/12

Ambiente - Agora, o maior lago de água doce da China, o lago Poyang, deu lugar a uma planície seca que se estende até ao horizonte!



«Maior lago de água doce da China seca quase totalmente


O lago Poyang cobria uma área de 3500 quilómetros quadrados, mas no último mês apenas 200 quilómetros quadrados estavam debaixo de água. Agora, o maior lago de água doce da China deu lugar a uma planície seca que se estende até ao horizonte.


De acordo com a Agência de Notícias estatal chinesa Xinhua, a seca, a pior dos últimos 60 anos deve-se à falta de precipitação na área envolvente de Poyang e dos seus afluentes. De facto, a falta de precipitação contribuiu em parte para o agravamento do problema. Contudo, o principal motivo para a secagem quase total do lago está relacionado com a barragem das Três Gargantas, localizada 500 quilómetros a montante. A causa ainda não foi oficialmente reconhecida apesar do governo chinês ter admitido, no passado mês de maio, que a maior barragem do planeta originou “problemas que precisam de ser resolvidos com muita urgência.”


“Todos os anos, quando a barragem das Três Gargantas armazena água para produzir electricidade durante o inverno, a taxa de fluxo de água no rio Yangtze diminui. Esta situação provoca a diminuição do nível da água no lago Poyang”, explica Ye Xuchun, um investigador da universidade Southwest, na China.


Xuchun em parceria com cientistas do Laboratório de Ciência e Ambiente da universidade de Nanking, publicaram uma análise comparativa dos níveis de água na bacia das Três Gargantas e, na extremidade norte do lago, perto da cidade de Hukou, onde o fluxo do Poyang encontra o rio Yangtze.


Os autores concluíram que a regulação artificial da barragem, que deve ser mantida cheia para otimizar a produção de eletricidade, reduz o nível de água, no curso inferior do Yangtze. Isto significa que o grande rio já não tapa a saída norte do lago. Desta forma, os outros rios que alimentam Poyang atravessam o lago e correm rio abaixo.


Em 2006 já tinha ocorrido uma situação semelhante mas este ano a situação está a revelar-se ainda mais dramática. Quando o nível de água está muito baixo, não há peixe e consequentemente não há comida para as aves migradoras que costuma fazer uma paragem em Poyang. O governo decidiu soltar peixe e marisco no lago a partir de helicópteros. O impacte económico é também desastroso.


Os pescadores abandonaram os seus barcos nas margens ou no leito seco. Guo Jintao, habitante de Yumincun, uma vila com cerca de 100 pescadores, não sai para pescar há um ano. Começou a pescar quando tinha 13 anos e agora com 50, refere que nunca tinha visto o lago tão seco. Se a situação permanecer, Jintao e a mulher vão procurar outro tipo de trabalho, possivelmente na construção.


“Os rendimentos nas vilas de pescadores estão a descer tão rapidamente quanto a água no lago. Alguns residentes mudaram-se para outros negócios”, explica Xu bin, o autor de uma trabalho sobre as consequências socioeconómicas das desordens ambientais do lago. “O solo da China está seco, pelo que o Yangtze é vital. Poyang é um dos elementos chave e a sua situação atual é um aviso para o futuro.”


*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Fonte: www.guardian.co.uk» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Maior-lago-de-agua-doce-da-China-seca-quase-totalmente?bl=1


(Poyang Lake)

(Los cinco lagos más grandes de China en peligro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover