29/07/11

Informática - Portugal conquista bronze nas olimpíadas da informática!




«Portugal conquista bronze nas olimpíadas da informática


Um aluno português foi um dos medalhados nas olimpíadas internacionais de informática que se realizaram até ontem em Pattaya na Tailândia. Estiveram em prova 302 alunos, representantes de escolas secundárias de mais de 70 países. 

Portugal, que participa nas olimpíadas internacionais de informática desde 1992, levou este ano à final internacional uma delegação composta por quatro membros: Rodrigo Gomes (Escola Secundária Vitorino Nemésio - Terceira, Açores), Pedro Paredes (Escola Secundária Avelar Brotero - Coimbra), Mauro Mesquita (Escola Secundária Eça de Queirós - Povoa do Varzim) e Afonso Santos (Escola Tec. e Liceal de Santo António do Estoril - Estoril). A equipa foi liderada por Pedro Ribeiro da Universidade do Porto. 



Rodrigo Gomes conquistou o bronze, com 323 pontos obtidos nos dois dias de competição, garantindo um dos melhores resultados individuais de sempre para um aluno português. 

Esta é a terceira vez na história da participação portuguesa que o país consegue uma medalha. As duas anteriores também foram bronze e foram conquistadas em 2002 e 2009. 

Os participantes competiram durante dois dias e tiveram de resolver três problemas em cada dia, num período de 5 horas, demonstrando os seus conhecimentos informáticos e algorítmicos. 

Na prova foram premiados mais três alunos portugueses Rodrigo Gomes e Pedro Paredes com medalhas de bronze e João Ramos com uma menção honrosa, no âmbito do Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), cujos prémios foram entregues durante a competição internacional que esta semana decorreu na Tailândia. 

Esta prova tem como objetivo preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as olimpíadas internacionais da informática. Do lado de Portugal competiram os melhores classificados dasolimpíadas nacionais.» in 
http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/portugal_conquista_bronze_nas_olimpiadas_da_i_1172233.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover