17/07/11

Amarante Literatura - Biografia do Meu Primo, Carlos Babo, ilustre Republicano, Causídico e Escritor de Amarante!

«Carlos Babo

Carlos Babo, nasceu a 4 de Setembro de 1882, no lugar da Corredoura, freguesia de S. Tiago de Figueiró, Concelho de Amarante.

Aos 22 anos, incompletos, saiu da Universidade de Coimbra, formado em direito. Era vulgar entre os novos manifestarem-se republicanos durante o tempo de estudante e, mal chegavam ao fim da formatura, mostrarem-se logo acomodados às circunstâncias. O nosso biografado, porém, republicano de antes e depois, escapou-se conscientemente àquela transigência.

Já na «Voz de Amarante» Carlos Babo deixava um nome e a afirmação dos princípios em que se tem mostrado sempre irredutível.

Saiu da Universidade e foi direito tomar lugar na Comissão Municipal Republicana de Amarante, a par do Dr. António Cerqueira Coimbra, Alfredo Osório, José Pereira da Silva, Dr. Lago Cerqueira, Dr. Romão da Cruz, etc.

Aos esforços e cuidados deste intemerato partidário da República se deve em grande parte a constituição da 1.ª Comissão Municipal Republicana de Felgueiras. Durante o tempo em que esteve em Amarante escreveu um panfleto intitulado, Os mestres de Direito ou os Assizes da Universidade. Este trabalho foi editado em 1906, pela Livraria Moura Marques, de Coimbra, e é da propriedade, da Companhia Editora Portugal Brasil.

São notáveis as correspondências que enviou, durante os anos de 1907 e 1908, para o jornal republicano de Lisboa – O Mundo. Algumas delas se continuaram num romance intitulado Amôr Perfeito, publicado em 1922, no qual há muitas páginas que são, por assim dizer, a revivescência de sentimentos íntimos do autor, vividos com enorme intensidade.

Carlos Babo abandonou Amarante com muito pesar de todos os seus amigos, se bem que tendo sofrido a animadversão das classes chamadas gradas, onde até havia correligionários seus – alguns republicanos transigentes ou timoratos – que fugiam dele para não caírem no desagrado dos monárquicos. Terras pequenas!...

Já em 1906 este valioso correligionário estivera em Luanda (Angola). Todavia, rápida foi a sua passagem por aquela colónia portuguesa. A actividade política que lhe estava despertando a ditadura franquista chamava-o instantemente à Metrópole…» (Continua)
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Dados gentilmente cedidos pelo Snr. António Leite de Leça da Palmeira, que teve a gentileza de me enviar esta informação. Fico-lhe eternamente grato!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover